terça-feira, 28 de junho de 2011

Da série PASSARINHOS: Os Bem-te-vis de Santa Catarina

Estou estreando neste blog a série PASSARINHOS.
Começo pelos Bem-te-vis por nenhuma razão especial, apenas pelo acontecido que relato a seguir e pela enorme convivência (desde a minha infância no Rio Grande do Sul.)

Os bem-te-vis sempre estão por perto seja na serra ou no litoral. Seu grito é forte e inconfundível pelo seu cantar: "BEM-TE VI" as vezes cantando apenas o final "TE-VI".
É uma onomatopéia que originou o seu nome.

Hoje junto dos canarinhos da terra que comiam suas sementinhas de painço ele pousou na casinha. Estava imponente em tamanho e cor, competindo apenas com alguns canarinhos bem amarelinhos. Ele olhou pra bergamota que estava ali oferecida e para o pedaço de pão integral e ficou meditativo, ou investigativo. Porque instantes depois roubou o pedaço de pão e voou para uma copa de árvore.

Muitas lendas falam do bem-te-vi.


A Princesa Asteca

Há milhares de anos atrás vivia ,  na América Central , uma linda princesa asteca . Segundo a lenda nenhuma criatura poderia vê- la nua tomando banho , pois se isto acontecesse seria o fim daquele império .
Sempre quando ela ia  banhar – se nos rios , a feiticeira da tribo ia afastando todos os animais de perto . Porém havia um pássaro cujo sonho era ver a princesa despida e sempre era difícil para a bruxa retirar aquela ave da floresta .
Um certo dia , este animal escondeu – se numa árvore de um jeito que a feiticeira não percebesse . Quando a princesa despiu – se e entrou na água , o bicho saiu do esconderijo e gritou com deboche :
- Bem – te- vi !
- Bem – te- vi !
Um dia depois os invasores espanhóis destruiram o império asteca .

E então algum artista se habilita a desenhar?
Me envia depois,pois quero postar aqui mesmo.

Desenhos enviados:
Dãdã


Liseane (AMI)

SOBRE O QUE COME UM BEM-TE-VI
Possui uma variada alimentação. É insetívoro, podendo devorar centenas de insetos diariamente. Mas também come frutas (como bananas, mamões, maçãs, laranjas, pitangas e muitas outras), ovos de outros passarinhos, flores de jardins, minhocas, cobras, pequenas cobras, lagartos, crustáceos, além de peixes e girinos de rios e lagos de pouca profundidade. Costuma comer parasitas (carrapatos) de bovinos e equinos. Atrapalha a apicultura por ser predador de abelhas. Apesar de ser mais comum vê-lo capturar insetos pousados em ramos, também é comum atacá-los durante o vôo. Atacam também ninhos de outras aves, como a cambacica.


Em suma, é uma ave que está sempre descobrindo novas formas de alimento. Devido ao seu regime alimentar generalista, por vezes poderá ajudar a controlar pragas de insectos, como por exemplo, sabe-se que esta ave se alimenta de répteis do género Anolis. Estes répteis, por sua vez, alimentam-se de escaravelhos predadores de insectos. A ave, ao fazer diminuir o número de répteis, fará com que sobrevivam mais escaravelhos, que aumentando o seu número, poderão controlar (diminuir) o número das suas presas (neste caso, insectos, que poderão em certas circunstâncias serem consideradas pragas, prejudicando as actividades humanas).
Como é uma ave de hábitos que se adaptam muito rapidamente pode, também, se alimentar da ração de cachorros, gatos, e outros animais de estimação. (o que não deve ser muito bom pra ele.)




2 comentários:

  1. Oi, é a Dãdã! Leitora de mentes! :P

    ResponderExcluir
  2. Os Bem-te-vis de praia voam alto,até o décimo andar,pra chamar nossa atenção e trazer um pouco da alegria que tem lá em baixo.Ontem vimos uma família de sanhaços bem azuizinhos e brincalhões quando voltávamos pra casa.Deu saudades de Porto Alegre...Boa sorte na nova série passarinhos,vou voar junto contigo!

    ResponderExcluir

Canção do Exílio

Minha terra tem palmeiras
onde canta o sabiá
as aves que aqui gorjeiam,
não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas
nossas várzeas tem mais flores,
nossos bosques tem mais vida
nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, a noite
mais prazer eu encontro lá
minha terra tem palmeiras
onde canta o sabiá.

Minha terra tem primores
que tais não encontro eu cá
em cismar sozinho a noite
mais prazer eu encontro lá
minha terra tem palmeiras
onde canta o sabiá

Não permita Deus que eu morra
sem que eu volte para lá
sem que desfrute os primores
que não encontro por cá
sem qu'inda aviste as palmeiras
onde canta o sabiá.

GONÇALVES DIAS