sexta-feira, 1 de julho de 2011

Desenhos da Lenda

Verdadeiras obras de arte chegaram hoje à minha caixa de entrada!

Colocando em tintas a Lenda da Princesa Asteca...
seguiram a sugestão da primeira postagem da Série Passarinhos...
as artistas:

Dãdã

e...

Liseane

Me surpreenderam com tanta expressão, detalhes, como se o desenho mesmo fosse uma foto real do acontecido.

Os desenhos já estão também na postagem da série passarinhos: Os Bem-te-vis de Santa Catarina, como prometido, mas não pude deixar de homenageá-los aqui, em especial.
Se alguem mais quiser desenhar, sempre estará valendo.

A Princesa Asteca

Há milhares de anos atrás vivia ,  na América Central , uma linda princesa asteca . Segundo a lenda nenhuma criatura poderia vê- la nua tomando banho , pois se isto acontecesse seria o fim daquele império .
Sempre quando ela ia  banhar – se nos rios , a feiticeira da tribo ia afastando todos os animais de perto . Porém havia um pássaro cujo sonho era ver a princesa despida e sempre era difícil para a bruxa retirar aquela ave da floresta .
Um certo dia , este animal escondeu – se numa árvore de um jeito que a feiticeira não percebesse . Quando a princesa despiu – se e entrou na água , o bicho saiu do esconderijo e gritou com deboche :
- Bem – te- vi !
- Bem – te- vi !
Um dia depois os invasores espanhóis destruiram o império asteca .
Este é um espaço livre e alternativo para quem se permite mostrar sua arte em qualquer parte.
A ARTE É A ÚNICA EXPRESSÃO DO SER HUMANO QUE É LIVRE; LIVRE DE PADRÕES SOCIAIS OU INSTINTOS ANIMAIS. (Quadros, 2011)
Porque os nossos instintos naturais foram substituídos pelos padrões sociais e o ser humano não consegue transcender, senão pela arte.
Esta é a tese que pretendo defender quando fizer meu doutorado em antropologia.
ha! ha!

Abraços! Desenhem sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Canção do Exílio

Minha terra tem palmeiras
onde canta o sabiá
as aves que aqui gorjeiam,
não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas
nossas várzeas tem mais flores,
nossos bosques tem mais vida
nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, a noite
mais prazer eu encontro lá
minha terra tem palmeiras
onde canta o sabiá.

Minha terra tem primores
que tais não encontro eu cá
em cismar sozinho a noite
mais prazer eu encontro lá
minha terra tem palmeiras
onde canta o sabiá

Não permita Deus que eu morra
sem que eu volte para lá
sem que desfrute os primores
que não encontro por cá
sem qu'inda aviste as palmeiras
onde canta o sabiá.

GONÇALVES DIAS