segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Este seu olhar...

Esta corujinha marcou o dia de hoje.
As 7 e meia da manhã ela se debatia com uma das asas enroscada na cerca de arame farpado.
Meu café da manhã ficou pela metade, fui tentar acabar com aquele sofrimento. E estava tão enroscada que tive que cortar um pouco da carne, o que me doeu muito, porém nem tanto quanto deve ter sentido ela.
Ao sair de carro pro trabalho e bem na manhã da minha defesa pública do artigo científico, vi um gavião pousado na cerca a menos de um metro da corujinha que agora livre do arame descansava no pasto.
Não pude deixar ela naquela situação fatalística. Desci do carro e voltei para colocá-la no tanque pensando que ali ela estaria a salvo até eu voltar do trabalho.
Meio dia ela havia saído dali e deixado um rastro de sangue que deixava em dúvida se ela havia mesmo saído com suas próprias patas e com sua única asa que lhe restava.

As 17 e 30 nem mais sinal da corujinha, eu estava muito triste. Quando de repente meu vizinho achou no pasto uma... A CORUJINHA!!!

Ela estava viva, me deixou pegar novamente, agora parecia que me conhecia. Achamos por bem passar um remédio veterinário cicatrizante na asa, até para espantar as moscas. 
Aí foi que aconteceu o mais incrivel, enquanto eu esperava no pasto estava com ela na mina mão a pesar de não segurá-la. Ela me fitava. Me olhava diretamente nos olhos de maneira fixa e ali ficamos olho no olho longos minutos.
Tive a sensação de olhar nos olhos de uma coruja viva, que me olhava tão profundamente que não tenho palavras pra descrever. Quando o remédio chegou e a máquina de fotografia ela ainda me mirava.
Incrível!

Agora torço por sua recuperação, pois somos amigas.
Como é bom ser amiga de uma coruja!

Um comentário:

  1. Que experiência forte.Que sabedoria uma corujinha carrega em seu olhar não é mesmo?Não é por nada que é o símbolo da filosofia.Um verdadeiro presente recebeste hoje.Será que tem a ver com alguém????...

    ResponderExcluir

Canção do Exílio

Minha terra tem palmeiras
onde canta o sabiá
as aves que aqui gorjeiam,
não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas
nossas várzeas tem mais flores,
nossos bosques tem mais vida
nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, a noite
mais prazer eu encontro lá
minha terra tem palmeiras
onde canta o sabiá.

Minha terra tem primores
que tais não encontro eu cá
em cismar sozinho a noite
mais prazer eu encontro lá
minha terra tem palmeiras
onde canta o sabiá

Não permita Deus que eu morra
sem que eu volte para lá
sem que desfrute os primores
que não encontro por cá
sem qu'inda aviste as palmeiras
onde canta o sabiá.

GONÇALVES DIAS