Estou estreando neste blog a série PASSARINHOS.
Começo pelos Bem-te-vis por nenhuma razão especial, apenas pelo acontecido que relato a seguir e pela enorme convivência (desde a minha infância no Rio Grande do Sul.)
Os bem-te-vis sempre estão por perto seja na serra ou no litoral. Seu grito é forte e inconfundível pelo seu cantar: "BEM-TE VI" as vezes cantando apenas o final "TE-VI".
É uma onomatopéia que originou o seu nome.
Hoje junto dos canarinhos da terra que comiam suas sementinhas de painço ele pousou na casinha. Estava imponente em tamanho e cor, competindo apenas com alguns canarinhos bem amarelinhos. Ele olhou pra bergamota que estava ali oferecida e para o pedaço de pão integral e ficou meditativo, ou investigativo. Porque instantes depois roubou o pedaço de pão e voou para uma copa de árvore.
Muitas lendas falam do bem-te-vi.
A Princesa Asteca
Há milhares de anos atrás vivia , na América Central , uma linda princesa asteca . Segundo a lenda nenhuma criatura poderia vê- la nua tomando banho , pois se isto acontecesse seria o fim daquele império .
Sempre quando ela ia banhar – se nos rios , a feiticeira da tribo ia afastando todos os animais de perto . Porém havia um pássaro cujo sonho era ver a princesa despida e sempre era difícil para a bruxa retirar aquela ave da floresta .
Um certo dia , este animal escondeu – se numa árvore de um jeito que a feiticeira não percebesse . Quando a princesa despiu – se e entrou na água , o bicho saiu do esconderijo e gritou com deboche :
- Bem – te- vi !
- Bem – te- vi !
Um dia depois os invasores espanhóis destruiram o império asteca .
E então algum artista se habilita a desenhar?
SOBRE O QUE COME UM BEM-TE-VI
Possui uma variada alimentação. É insetívoro, podendo devorar centenas de insetos diariamente. Mas também come frutas (como bananas, mamões, maçãs, laranjas, pitangas e muitas outras), ovos de outros passarinhos, flores de jardins, minhocas, cobras, pequenas cobras, lagartos, crustáceos, além de peixes e girinos de rios e lagos de pouca profundidade. Costuma comer parasitas (carrapatos) de bovinos e equinos. Atrapalha a apicultura por ser predador de abelhas. Apesar de ser mais comum vê-lo capturar insetos pousados em ramos, também é comum atacá-los durante o vôo. Atacam também ninhos de outras aves, como a cambacica.Em suma, é uma ave que está sempre descobrindo novas formas de alimento. Devido ao seu regime alimentar generalista, por vezes poderá ajudar a controlar pragas de insectos, como por exemplo, sabe-se que esta ave se alimenta de répteis do género Anolis. Estes répteis, por sua vez, alimentam-se de escaravelhos predadores de insectos. A ave, ao fazer diminuir o número de répteis, fará com que sobrevivam mais escaravelhos, que aumentando o seu número, poderão controlar (diminuir) o número das suas presas (neste caso, insectos, que poderão em certas circunstâncias serem consideradas pragas, prejudicando as actividades humanas).
Como é uma ave de hábitos que se adaptam muito rapidamente pode, também, se alimentar da ração de cachorros, gatos, e outros animais de estimação. (o que não deve ser muito bom pra ele.)
Oi, é a Dãdã! Leitora de mentes! :P
ResponderExcluirOs Bem-te-vis de praia voam alto,até o décimo andar,pra chamar nossa atenção e trazer um pouco da alegria que tem lá em baixo.Ontem vimos uma família de sanhaços bem azuizinhos e brincalhões quando voltávamos pra casa.Deu saudades de Porto Alegre...Boa sorte na nova série passarinhos,vou voar junto contigo!
ResponderExcluir